O logotipo da sua empresa é uma peça vital da imagem corporativa. É a marca registrada pela qual seus potenciais clientes identificarão sua marca em todas as ocasiões. Nosso logotipo é a nossa imagem de referência. Algo com o qual nossos clientes podem nos identificar em diferentes contextos e nos permitem diferenciar-nos da concorrência. É uma imagem na qual tentamos “ligar” as características que nos definem como uma empresa, o que nos ajuda a construir nossa identidade e envia uma mensagem para o mundo sobre o que fazemos e como fazemos.
Muitas vezes, não reconhecemos a devida importância ao design do logotipo. O design do logotipo deve ser uma decisão pensativa, uma vez que será nossa carta de apresentação definitiva.
Características de um bom logotipo
- Um bom logotipo deve ser simples e não tem elementos decorativos superficiais que não são essenciais para transmitir nossa mensagem como uma marca.
- Deve ser original, facilmente lembrado e identificável. A idéia é diferenciar do resto para que nossa marca se destaque do resto.
- Ele deve capturar a essência da marca , então, ao projetá-la, é essencial conhecer bem a marca e o público-alvo.
- Um bom logotipo deve ser atraente para o público-alvo da marca. Não é o mesmo design para um público-alvo infantil, como para um público objetivo formado por homens de meia-idade. As cores, formas e símbolos devem ser adaptados ao público que estamos abordando. Para se colocar no lugar do público-alvo da sua marca, você pode usar uma ferramenta como o mapa de empatia .
- Deve ser reproduzível em qualquer tamanho (ser vetorializado). Dessa forma, podemos usá-lo em nossos cartões de visita, rotular um caminhão ou fazer o sinal de nossa loja. Se o seu logotipo não é vetorizado, você terá problemas se algum dia você quiser tocá-lo, usá-lo em uma grande superfície, etc.
- Seja adaptável a diferentes formatos: deve parecer bom em todos os tipos de tamanhos, por exemplo, em uma tela móvel, como o favicon do seu site … Ele deve funcionar também se o usarmos como uma marca d’água, com ou sem fundo, em negativo , em preto e branco …
- É importante estar presente em todos os elementos da empresa: o sinal das instalações, o papel timbrado de uma fatura, a assinatura de um e-mail … qualquer site é bom para divulgá-lo.
- Isso deve ser intemporal: embora o ideal seja ter um logotipo intemporal e sobreviver ao passar do tempo, pequenos ajustes e modernizações são uma boa maneira de manter e projetar uma imagem dinâmica. Alterar o logotipo quando nossos clientes já nos identificam com uma imagem é um erro.
É uma boa idéia mudar ou redesenhar seu logotipo quando você sente que foi um pouco desatualizado?
Aqui estão algumas das razões mais comuns pelas quais as marcas consideram uma mudança ou o redesenho do logotipo:
- O logotipo atual foi projetado internamente por um editor de texto, como palavra, um programa muito básico, como ponto de energia ou papel, e não possui qualidade profissional. Se sua empresa crescer, seu logotipo deve poder acompanhar seu crescimento. Mas se, no momento, fosse projetado de maneira caseira sem os programas apropriados, você acabaria com muitos problemas. Por exemplo, imagine que amanhã você quer fazer um outdoor e chegar à imprensa com um logotipo projetado com o Word, eles vão mandar você para fritar aspargos!?
- Você usou como logotipo uma imagem ou desenho que não é vetorizado e agora está encontrando problemas ao usá-lo em diferentes formatos e tamanhos.
- Seu logotipo foi desatualizado, tem um look antiquado e você não sente que reflete os valores da sua marca . Empresas importantes como a Cocacola ou a Apple redigiram seus logotipos ao longo dos anos para modernizá-los e adaptá-los aos gostos atuais.
- Você não se sente à vontade com a imagem da sua marca. Nossa falta de experiência pode nos fazer errar quando estamos começando a empreender. Com o passar do tempo, você pode perceber que o logotipo que você escolheu não o representa.
Antes de iniciar uma mudança de logotipo, aconselho você a dar algumas voltas a essas perguntas:
- Se sua clientela se sentir muito identificada com seu logotipo, mudá-lo completamente será um erro. A melhor coisa neste caso não é fazer uma mudança radical, mas algumas melhorias sutis.
- Contrate um design de logotipo profissional para garantir que a imagem da sua empresa dure ao longo do tempo e você pode usá-los em qualquer tamanho e suporte.
- Nem você pode estar mudando constantemente sua imagem de marca. Isso tornaria difícil identificar seus clientes com sua marca e diferenciação da concorrência. Se você vai fazer uma mudança, tente fazê-la final.
E se eu comprar um logotipo em um banco de imagens?
Você pode encontrar logotipos pré-designados muito baratos em bancos de imagens. Mas usar um logotipo pré-designado traz algumas desvantagens.
- Seu logotipo nunca será exclusivo: qualquer pessoa pode comprar o mesmo logotipo que você e usá-lo para sua empresa. Pode haver muitas empresas com a mesma imagem de marca, quando na realidade a imagem da sua empresa deveria ser única. Na prática, isso significa que sua marca não é facilmente reconhecível ou se destaca dos outros.
- Como eles também são projetados focados em diferentes setores (logotipos para advogados, logotipos para médicos, etc.), é muito provável que um competidor acabe com o mesmo logotipo que você.
- Eles não são projetos originais: como os designers que vendem logotipos para bancos de imagens ganham muito pouco com cada venda, eles fazem os projetos em série, como em uma fábrica. O resultado são logotipos muito simples com simbolismos muito óbvios e produzidos em massa com pequenas variações. Portanto, não só corre o risco de ter empresas com o mesmo logotipo, mas também que existem praticamente os mesmos logotipos.
O que você tem que evitar?
- Cair de moda ou tendências será como colocar uma data de validade em seu logotipo.
- Projetos caseiros feitos com programas que não são para projetos sérios.
- Logos comprados em bancos de imagens , haverá milhares de empresas com o mesmo logotipo.
- Use tipografia não profissional, muito ornamentada ou difícil de ler.
- Projete o logotipo pensando em você em vez de seus clientes.
- Escolha um logotipo ornamentado e cheio de detalhes.
- Escolha um logotipo que apenas funciona bem em cores.
- Copie para a sua concorrência