O que vem à mente quando dizemos “criar uma loja online”?
Provavelmente, você vê isso como uma forma de empresa na Internet, certo? Muitas pessoas que querem mudar seu plano de carreira para desenvolver um comércio eletrônico para ter um negócio on-line.
Isso ocorre porque as mudanças nos hábitos de compra e consumo da população são perceptíveis, um fator que mudou bastante o mercado on-line, o que chama a atenção daqueles que querem iniciar seu próprio negócio .
Além disso, o crescente número de vendas e compras por meio de comércio eletrônico estimularam a criação de lojas virtuais.
O mais estimulante é que não são apenas as pessoas que querem uma nova profissão no mundo virtual. Muitas grandes lojas globais , que já possuem um estabelecimento físico, percebem o valor que a criação de uma loja online traz para seus clientes e, portanto, também investiram nessa estratégia.
Pensando nisso, há uma questão importante para discutir antes de pensar em realizar nesta área:
Ainda vale a pena criar uma loja online?
É disso que falaremos nesta publicação. Vamos mostrar quais são as principais dúvidas das pessoas que querem abrir um comércio eletrônico, mas não tem certeza se esta é uma boa opção.
Os começos
É narrado que a primeira manifestação de compras e vendas on-line surgiu em 1979, criada pelo inventor inglês Michael Aldrich. Ele criou um sistema de processamento de transações on-line que mais tarde evoluiria para os conhecidos ecommerces e métodos de pagamento on-line.
No entanto, o grande boom do que agora sabemos como lojas virtuais foi melhor estruturado e conhecido na década de 1990, com o surgimento de vendas on-line feitas por grandes empresas, como Amazon, Pizza Hut e até alguns bancos dos EUA.
O que não se imaginava, naquela época, era que esse setor cresceria tanto e em um período de tempo relativamente pequeno.
Mesmo assim, e apesar dos números de 2017 que testemunham um crescimento constante, esse tipo de empresa ainda é lucrativo ou já está saturado?
Esta e outras questões serão respondidas a partir de agora.
O nicho está saturado?
Depois de quase três décadas desde o início da criação de e-commerces no mundo, é plausível acreditar que este é um nicho bem explorado e possivelmente saturado.
Lógico que existem vários empreendimentos semelhantes, principalmente quando pensamos em produtos altamente procurados, como roupas, cosméticos, perfumaria e livros.
Bem, então, se você está pensando em criar uma loja virtual, você já pode imaginar que será necessário ter algo diferente, inovador. Afinal, ninguém gosta de ver mais do mesmo. É necessário procurar maneiras de se distinguir dos outros.
A competição é muito forte?
Como dissemos no início desta publicação, o fato de que as relações de consumo estão em constante mudança significa que mais e mais empresários têm interesse em investir no mercado online.
Por essa razão, surgem mais oportunidades não só vistas pelos microempresários, mas também pelas grandes empresas.
Neste ponto, você já deveria estar pensando: mas, com tanto sucesso em lojas físicas, será necessário investir em comércio eletrônico?
Bem, acredite, os gigantes do comércio perceberam as vantagens de expandir seu mercado, então encontramos muitas lojas conhecidas mundialmente no mundo virtual.
Então, ao pensar na competição, você precisa ter em mente que sua loja online vai competir com grandes marcas. Isso significa que a competição é muito forte? Sim, no entanto, se você sabe como direcionar seus produtos para uma audiência específica, você pode conseguir o sucesso com seu trabalho.
É necessário programar antes?
Sempre que queremos começar um novo empreendimento, temos que nos preparar para possíveis situações que possam ocorrer.
Você já sabe disso, não porque você tenha um negócio on-line significa que você não precisa pensar sobre suas finanças. Há despesas em cada início de atividade, e não será diferente quando você criar uma loja online.
Então, não comece esse negócio pensando que você pode desenvolver uma loja virtual durante a noite, sem planejar.
O grande problema com as novas lojas online é que muitas pessoas as vêem como uma alternativa para aqueles que querem uma nova localização profissional. Portanto, eles não estão preparados adequadamente para enfrentar o novo empreendimento, que tem repercussões nas dificuldades subsequentes e no sucesso esperado.
É muito difícil criar uma loja online?
Começar um novo negócio nunca é uma tarefa fácil, principalmente porque temos que lidar com várias situações novas que provavelmente não tivemos antes. Então, quando pensamos em criar uma loja online, isso não é diferente.
Sempre há pontos positivos e negativos que você precisa analisar para realmente entender se será difícil abrir sua loja virtual e é sobre eles que falaremos a partir de agora.
Prós para criar uma loja online:
- Se você já possui uma loja física, o marketing no ambiente virtual permite que você venda para pessoas de todo o mundo, uma vez que não há barreira geográfica. Então, a possibilidade de aumento nas vendas é excelente.
- Trabalhar on-line permite que seu contato com os clientes seja rápido e constante. No final, é possível estabelecer uma comunicação com pessoas através de redes sociais, chatbots , e-mails, etc.
- A criação de uma loja online é mais barata que a manutenção de uma loja física, porque você não precisa se preocupar com o custo de alugar ou comprar um espaço para configurar seu negócio, por exemplo.
- É possível divulgar seu negócio com publicidade gratuita, também conhecida como marketing de conteúdo . Dessa forma, você economiza em suas ações de marketing. No entanto, é importante saber que apenas esse tipo de publicidade pode levar tempo para trazer benefícios. Portanto, é sempre importante conhecer e aprender a investir em mídia paga .
- Embora você não seja uma referência no uso de tecnologias, você pode abrir sua loja virtual, porque existem muitos sistemas diferentes que podem ajudá-lo. Tudo o que você precisa fazer é escolher o que você cria melhor para criar um layout que corresponda à sua empresa.
Contras da criação de uma loja online:
- Não é possível ter um comércio eletrônico se você não funcionar e se você trabalha muito pouco, isso é um mito do mercado digital . A criação de uma loja online não se limita a tirar fotos de seus produtos, criar um bom texto de apresentação e disponibilizá-los na Internet. Não há magia nesta área de atividade, você será seu próprio chefe e você precisa trabalhar duro para ver os resultados.
- Como dissemos antes, a competição é forte para aquele que está começando agora. É por isso que você terá que competir não só com outros empresários como você, mas também com grandes marcas já conhecidas em todo o mundo, se você atuar em um nicho semelhante.
- É necessário que você pense sobre como entregar seus produtos. O mínimo é uma entrega por Correos, que gera despesas além do valor do produto.
- Mesmo que sua empresa esteja online, você precisa ser profissional. É por isso que você terá que pensar em questões como a emissão de faturas e formas de pagamento, o que pode exigir mais esforço do que você imaginou. Tentando criar uma loja online com pagamentos somente em depósito bancário e, como indivíduo, não gera uma boa imagem de sua empresa para os clientes.
- Embora os investimentos iniciais parecem menores (e realmente são) do que os de uma loja física, também há outras despesas. Se você vende um produto físico, por exemplo, você terá que fazer um estoque antes, mesmo sem ter certeza de que ele vai vender bem.
Essa é a única alternativa para trabalhar na internet?
Depois de ler alguns prós e contras da criação de uma loja online, você ainda pode duvidar se vale a pena ou não. Pode ser que sua vontade seja começar online e, portanto, você pensou em ter um comércio eletrônico.
Olho! Essa não é a única alternativa para aqueles que desejam trabalhar na Internet. Abaixo, mostramos outras alternativas.
Influenciador digital
Os influenciadores ou influenciadores digitais são pessoas que produzem conteúdo relevante para outros e usam suas redes sociais para influenciar o comportamento. Eles conseguem gerar renda indicando produtos de outras pessoas, participando de eventos, dando palestras, etc.
Produtor / afiliado
Você já ouviu falar sobre cursos on-line ? Eles são produtos digitais que transmitem conhecimentos interessantes para aqueles que compram esse tipo de produto.
Existem duas formas de praticar nesta área: como produtor e como afiliado.
O produtor é alguém que tem um conhecimento profundo de algo que as pessoas estão interessadas em aprender. Pode ser, por exemplo, uma língua estrangeira, algum tipo de artesanato, aulas de música …
O papel do Produtor é criar um curso on-line para ensinar e ganhar dinheiro com o que ele conhece melhor sem ter que deixar a casa para ensinar.
O Afiliado, por outro lado, é a pessoa que vende cursos on-line de Produtores e obtém comissões pelas vendas realizadas.
Conclusão
Criar uma loja online é uma maneira interessante de iniciar seu próprio negócio e trabalhar na Internet. No entanto, se você está pensando em fazê-lo para trabalhar menos, você já deve ter percebido que, como uma loja física, é necessária muita dedicação e trabalho.
Há algumas objeções quando você inicia este tipo de negócios, principalmente porque o retorno financeiro nem sempre vem tão rápido quanto você esperava. Além disso, você também deve ter entendido que fazer o que já existe não atrairá a atenção que você precisa para ter um negócio bem sucedido.
A verdade é que você tem que entender quais são as pessoas que você quer conquistar com seu negócio para conseguir o momento ideal para aproveitar a criação de uma loja online. Tenha sempre em mente as mudanças de comportamento de seus potenciais clientes e o que a sua concorrência fez para analisar o que você deve fazer para se destacar.
De qualquer forma, se você chegou tão longe e você percebeu que para você ainda vale a pena criar uma loja online entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso, teremos o prazer em atendê-lo(a)!