Onde o termo SEO (Search Engine Optimization) vem?
Os primeiros motores de busca surgiram no início dos anos 90. Até que o Google apareceu em 1996, muitos foram criados, incluindo o Yahoo. O boom da Web começou. As pessoas perceberam que você poderia realmente ganhar dinheiro com elas. Então, eles chegaram à conclusão de que eles precisavam atrair o tráfego. Qual foi o melhor método para atrair o tráfego? Os motores de busca . Naquela época, os proprietários das webs começaram a pensar como poderiam alcançar as primeiras posições … O SEO nasceu!
O SEO se concentra nos resultados da pesquisa orgânica, isto é, o que não é pago:
Mas bem, vamos ao que importa e a razão pela qual (eu acho) você está lendo este capítulo:
1. O que é o SEO?
De acordo com a Wikipedia, SEO é:Otimização de mecanismo de busca ou otimização de mecanismos de pesquisa é o processo de melhorar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos dos diferentes mecanismos de busca. Também é comum nomeá-lo pelo seu título em inglês, SEO (Search Engine Optimization).
SEO é uma das “disciplinas” que mudou mais nos últimos anos. Nós apenas temos que olhar para o grande número de atualizações que foram Penguin e Panda , e como eles deram uma volta de 180 graus ao que foi entendido por SEO até recentemente. Agora, com o SEO, persegue o que Matt Cutts se qualifica como “Search Experience Optimization” ou o que é o mesmo, “tudo para o usuário”.
Embora existam milhares de fatores em que um mecanismo de busca se baseia para posicionar uma páginaou outra, pode-se dizer que existem dois fatores básicos: autoridade e relevância
- A autoridade é basicamente a popularidade de um site. Quanto mais popular a informação, mais valiosa é. Este fator é o que um mecanismo de pesquisa leva mais em conta, uma vez que é baseado na própria experiência do usuário. Quanto mais um conteúdo é compartilhado, mais usuários acharam útil.
- A relevância é o relacionamento que uma página tem com uma determinada pesquisa. Isso não é simplesmente que uma página contém muitas vezes o termo procurado (no início era assim), mas um mecanismo de pesquisa é baseado em centenas de fatores no local para determinar isso.
O SEO pode ser dividido em dois grandes grupos:
- No local : SEO no local preocupa-se com a relevância. Ele garante que a web seja otimizada para que o mecanismo de pesquisa entenda o principal, que é o conteúdo disso. Dentro do SEO On-site, incluiríamos otimização de palavras-chave, tempo de carregamento, experiência do usuário, otimização de código e formato de URLs.
- Off-site : SEO fora do site é parte do trabalho de SEO que se concentra em fatores externos ao site onde trabalhamos. Os fatores mais importantes no SEO fora do site são o número e a qualidade dos links, a presença nas redes sociais, as menções na mídia local, a autoridade da marca e o desempenho nos resultados da pesquisa, ou seja, a CTR que nossa resulta em um mecanismo de pesquisa. Claro que você está pensando que tudo isso é muito bom e que é muito interessante, mas que você está aqui para saber por que você precisa de SEO em seu site e quais os benefícios que você receberá se você integrá-lo em sua estratégia online.
Uma vez que sabemos o que é SEO, devemos diferenciar se seguimos ou não as “recomendações” do motor de busca. Black Hat SEO ou White Hat SEO
- Black Hat SEO : Black hat é a tentativa de melhorar o posicionamento do mecanismo de pesquisa de uma página da web usando técnicas anti-éticas ou que contradizem as diretrizes do mecanismo de pesquisa. Alguns exemplos de Black Hat SEO são Cloaking, Spinning, SPAM em fóruns e comentários de blog, ou Keyword Stuffing. O chapéu negro pode proporcionar benefícios a curto prazo, mas geralmente é uma estratégia arriscada, sem continuidade no longo prazo e que não agrega valor.
- White Hat SEO : Consiste em todas as ações corretamente corretivas que atendam às diretrizes dos mecanismos de busca para posicionar uma página da Web e resultados de pesquisa. Uma vez que os motores de busca proporcionam maior importância às páginas que melhor respondem a uma pesquisa de usuários, a White Hat entende as técnicas que procuram tornar a página do mecanismo de pesquisa mais relevante, proporcionando valor aos seus usuários.
2. Por que SEO é importante?
A razão mais importante pela qual o SEO é necessário é porque torna seu site mais útil tanto para usuários quanto para motores de busca . Embora estes ainda não possam ver uma página da web como um ser humano. O SEO é necessário para ajudar os motores de busca a entender o que cada página é sobre e se é ou não útil para os usuários.
Agora vamos dar um exemplo para ver as coisas mais claras:
Temos um comércio eletrônico dedicado à venda de livros infantis. Bem, para o termo “páginas para colorir”, há cerca de 673.000 pesquisas por mês. Supondo que o primeiro resultado que aparece depois de fazer uma pesquisa do Google obtém 22% dos cliques ( CTR = 22%), obteríamos cerca de 148 mil visitas por mês.
Agora, quanto valem as 148 mil visitas? Bem, se para este termo o custo médio por clique é de € 0,20, estamos falando de mais de € 29,000 / mês. Isso é apenas na Espanha, se tivermos um negócio orientado para vários países, a cada hora, 1,4 mil milhões de pesquisas são feitas no mundo. Destas pesquisas, 70% dos cliques estão em resultados orgânicos e 75% dos usuários não alcançam a segunda página. Se considerarmos tudo isso, vemos que há vários cliques por mês para o primeiro resultado.
O SEO é o melhor caminho para os seus usuários encontrarem você através de pesquisas nas quais seu site é relevante. Esses usuários procuram o que você os oferece. A melhor maneira de alcançá-los é através de um mecanismo de pesquisa.
3. Como os motores de busca funcionam?
A operação de um mecanismo de pesquisa pode ser resumida em duas etapas: rastreamento e indexação .
Rastreamento
Um mecanismo de pesquisa rastreia a web rastejando com os chamados bots. Percorrem todas as páginas através dos links. Daí a importância de uma boa estrutura de links. Como qualquer usuário faria ao navegar no conteúdo da Web, eles passaram de um link para outro e coletam dados sobre as páginas que eles fornecem aos seus servidores.
O processo de rastreamento começa com uma lista de endereços da web de rastreamentos anteriores e sitemaps fornecidos por outras páginas da web. Uma vez que eles acessam essas webs, os bots procuram links para outras páginas para visitá-los. Os bots são especialmente atraídos para novos sites e para mudanças nas webs existentes.
São os próprios robôs que decidem quais páginas devem ser visitadas, com que frequência e quanto tempo eles vão rastrear essa web, por isso é importante ter um ótimo tempo de carregamento e conteúdo atualizado.
É muito comum que em uma página da Web você precise restringir o rastreamento de algumas páginas ou determinados conteúdos para evitar que elas apareçam nos resultados da pesquisa. Para isso, você pode dizer aos robôs do mecanismo de pesquisa que não rastreiem determinadas páginas através do arquivo “robots.txt”.
Indexação
Uma vez que um bot rastreou uma web e coletou as informações necessárias, essas páginas estão incluídas em um índice. Lá estão ordenados de acordo com seu conteúdo, sua autoridade e sua relevância. Desta forma, quando fizermos uma consulta ao mecanismo de busca, será muito mais fácil mostrar-nos os resultados mais relacionados à nossa consulta.
Inicialmente, os motores de busca eram baseados no número de vezes que uma palavra foi repetida. Ao fazer uma pesquisa, eles rastrearam esses termos em seu índice para encontrar quais páginas eles tiveram em seus textos, posicionando melhor aquele que mais vezes repetiu. Atualmente, eles são mais sofisticados e baseiam seus índices em centenas de aspectos diferentes. A data de publicação, se contiverem imagens, vídeos ou animações, microformatos, etc. Eles são alguns desses aspectos. Agora eles dão mais prioridade à qualidade do conteúdo.
Uma vez que as páginas são rastreadas e indexadas, o tempo vem quando o algoritmo atua em seu site. Os algoritmos são os processos informáticos que decidem quais páginas aparecem antes ou após os resultados da pesquisa. Uma vez que a pesquisa é feita, os algoritmos verificam os índices. Desta forma, eles saberão quais são as páginas mais relevantes tendo em conta as centenas de fatores de posicionamento. E tudo isso acontece em questão de milissegundos.